Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

ALINHAMENTO? PRA QUÊ?

Muitas empresas ainda tratam a comunicação como disciplina essencialmente cosmética, dispensável e cara. Ok. Alguém já passou pela experiência de procurar uma empresa pela internet, encontrá-la e depois demorar minutos preciosos para achar o telefone da dita cuja?

E depois de um calvário por cliks em páginas absolutamente inúteis, descobre que aquela mensagem tem muito pouco a ver com aquela empresa? E depois de encontrar (ufa!!) o dito cujo telefone, você para um pouco mais e descobre que a mensagem inserida no website daquela santa empresa é totalmente desconectada da mensagem que os empregados passam sobre ela?

Pior, a mensagem dos gestores é ainda mais diferente do website, dos empregados e do próprio consumidor? E a marca? Ora, é um logotipo bonitinho.

Alinhamento? Que é isso? Pra quê?

Porque todos os canais de comunicação de uma empresa devem transmitir os mesmos valores da marca. E essa marca deve expressar não apenas o core-business daquela instituição, mas também seus valores, visão e missão.

Porque se você não consegue vender os valores dessa marca para o seu primeiro cliente (os empregados), não vai conseguir fazê-lo da melhor forma para mais ninguém.

Porque o “jornalzinho” da firma tem lista de aniversário, receita de bolo e foto posada do presidente, mas a informação que empregado gostaria, fica limitada à sala de reunião.

Porque as apresentações de sua empresa para clientes, prospects e governo são longas, sem identidade, e exaustivas.

Porque se você só fala com a imprensa quando lhe convém, será também esquecido por ela tão rápido quanto foi lembrado.

Porque se a relação de sua empresa com seus investidores é apenas burocrática, é assim que eles tratarão a sua empresa.

Porque a comunidade do entorno de sua empresa já percebeu que seus programas socias são meramente assistencialistas e com mais apelos mercadológicos do que resultados efetivos.

E por falar nisso, como anda a comunicação da sua empresa?

Nenhum comentário: