Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

O SILÊNCIO É DE OURO; A PALAVRA É DE PRATA


Não vou me aborrecer discutindo o mérito da questão: o atropelamento e morte de um jovem provocada pelo carro de Thor, filho de Eike Batista. Isso é coisa para polícia. Vou me ater ao que me compete: a comunicação em tempos de crise.

Por tudo que li e vi sobre Eike – e não é de hoje – criei um conceito sobre ele que, parece, estava no caminho certo: Eike é um executivo que não ouve seus consultores, sobretudo os de comunicação. Faz o que bem entende, respaldado pelo fato de ser o homem mais rico do país.

No episódio que envolveu seu filho num acidente trágico, ele foi além da conta, e duvido que algum consultor de comunicação tenha referendado suas atitudes. Mesmo antes dos resultados da perícia, saiu gritando aos quatro ventos em defesa do filho. Passou o dia posterior ao acidente se explicando e defendendo.

É evidente que alí ele era só o pai. Mas.... imagem, reputação blablabla.... Poderia ter contribído de outra forma (mais eficaz)

Como se não bastasse, foi para a rede social (Twitter) bater boca com internauta.

Isso me fez lembrar de um episódio, logo que Eike entrou no Twitter. Por dever de ofício, comecei a segui-lo, tentando entender um pouco aquela personalidade ou saber algo sobre os negócios que ele encabeça. Dias depois eu dei de cara com um post que dizia mais ou menos assim: “queridos, tenho que ir, mas não sei como vou viver sem vocês”.

Evidentemente tratei de tirá-lo da minha lista, porque aquilo já era demais. Uma babaquice inominável, digna de uma despedida dos Menudos (alguém há de se lembrar deles).

Alheio ao fato de que seria envolvido até os dentes no acidente de seu filho, e achando-se muito mais poderoso do que realmente o é, foi em frente, de peito aberto, enfrentando todo mundo.

Quando percebeu que a sua chapa estava mais quente do que pretendia senti-la, o que fez? O que faria qualquer garoto pego fazendo uma travessura: contratou o super poderoso, caro e influente advogado Dr. Marcio Thomaz Bastos.

Depois de sua separação da primeira esposa, Luma de Oliveira, ele decidiu tornar-se uma pessoa pública (até então ele a aplaudia dos bastidores). Começou a falar pelos cotovelos, se expor muito além do necessário, sem qualquer  estratégia. Talvez ele chame a isto de estratégia, pode ser. Claro que muitas vezes parecia muito babaca, como o é o tempo todo no Twitter.

Um homem com tantas qualificações, sem critério nenhum de posicionamento. A impressão que passa é que ele acha que precisa falar “com as massas”. Por que essa necessidade tão premente? Parece uma eterna vingança contra Luma, essa sim, uma figura até então do show-business.

Não é uma questão apenas de imagem, porque ele deve gostar desse buxixo todo. Mas por isso, também, por conta desse ímpeto desenfreado, já perdeu bons negócios, falando com as massas muito antes de falar com stakeholder (liçãozinha básica na gestão de crise).

Claro que isso não vai abalar o valor das ações de suas empresas. Pelo menos nesse caso. Mas o coloca numa posição muito vulnerável. Ele poderia ter contratado MTB no próprio dia do acidente, ter acionado sua assessoria de imprensa e ficado bem longe desse desgaste. Apoiando o filho, claro, mas no privado, particular.

Mas não, preferiu agir sozinho, à mercê da própria confiança, entendendo, equivocadamente, que essa briga seria ganha no Twitter, com apoio de seus “queridos” seguidores.

Durou três dias e ele pediu arrego. Um bom arrego, claro, porque MTB entende também de comunicação, sabe chamar as pessoas certas etc e tal. Quem sabe isso faça o sujeito refletir um pouco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, vc tirou as palavars da minha boca. Fiquei chocada que um homem como o Eike tenha agido desta forma. Achei tão infantilóide e sem noção que quase não acreditei que o homem mais rico do Brasil não tivesse noção de comunicação estratégica. Creio que o ego dele acha que falando sem planejamento fará dele um ser popular, como a Luma. Tsc,tsc...

Anônimo disse...

Querida, ótimo post! Não tinha visto e, ao ver a influência do dito cujo em conseguir plantar notícia no JN, fiquei tão espantada que também bloguei. Bjs

http://mariliribeiro.com/2012/03/25/nada-escapa-ao-pr-de-thor/