Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

ESCORREGÃO (FEIO) DO PRESIDENTE DA BURGER KING

Semana passada finalizei dois manuais, para empresas diferentes, sobre “Gestão de Crise”. Em ambos incluí um pequeno glossário contendo atitudes absoluta e totalmente proibidas para executivos, empresários, funcionários ou qualquer indivíduo que pertença a uma organização.

Agora estou com vontade de oferecê-lo, por um precinho bem camarada, ao presidente mundial da cadeia de lanchonetes Burger King, o brasileiro Bernardo Hees. Sem qualquer sutiliza, ele fez comentários depreciativos sobre as mulheres e a comida britânicas em uma palestra para estudantes nos Estados Unidos.

''A comida é terrível e as mulheres não são muito atraentes. Aqui em Chicago, a comida é boa e vocês são conhecidos por suas mulheres bonitas'', afirmou, sobre a época em que fez seu MBA na britânica Warwick University. A notícia está no portal IG.

Ele não é o primeiro, e infelizmente não será o último, executivo a cair na tentação da vaidade (ou arrogância?) quando tem a posse de um microfone e uma plateia na frente.

É uma pena que algumas pessoas ainda percam completamente a noção de ética, cidadania e respeito quando alcançam postos de visibilidade. Claro que isso acontece também em outros setores, como na política (o grande mestre dessa matéria foi o ex-presidente Lula).

Hees não manchou apenas a sua reputação; carregou ladeira abaixo o nome da empresa que preside, a Burger King, já que na condição de presidente, a Companhia é aposto inevitável em qualquer citação de seu nome.

Comentei nesse espaço várias vezes exemplos como esse. A vaidade, excesso de segurança, uma pitada de arrogância e falta de respeito são ingredientes perfeitos para um escorregão dessa magnitude. Curiosamente, as pessoas que usam tal expediente, apesar da posição que ocupam, não levam em consideração que aquele microfone e a plateia não estão à sua disposição pessoal – pessoa física. Ao contrário, só estão ali porque representam uma organização de sucesso.

Em que pese todo mérito que o executivo possa ter tido até aqui como presidente da Burger King, essa mácula já aderiu ao seu DNA corporativo, e vai acompanha-lo para o resto da vida e muito provavelmente vai contar pontos (negativos, evidentemente) em oportunidades que poderiam leva-lo ainda mais longe. Azar o dele.

5 comentários:

Simone disse...

Sil, fiquei esperando vc falar da Sandy Devassa...rsrsrs. Não vai falar??? bjs

Silvana Destro disse...

Menina!!!! prestençãooooooooooo, os textos (os dois) falam sobre isso.....rsrsr. Comente, please
beijão

Simone disse...

ê laiá!!!! eu tava procurando pelo título...kkkkk vou ler (direito, dessa vez)

Anônimo disse...

nao tem nada demais este comentário, ele falou a verdade.

Anônimo disse...

Silvana.

Entendo a sua indignação tendo em vista o fato de você ser mulher. Porém discordo.
O sujeito estava expressando sentimentos de cunho pessoal. Desde pequenos nós somos ensinados a dizer a verdade. Se ele acha a comida inglesa horrível e as mulheres feias, o que você quer que ele diga?
Eu, pessoalmente, não sou belo como os atores de novela. O que mais me tira do sério é quando você paquera uma garota e ela te diz: "Ah... Não quero namorar com você pois tenho medo que isso estrague nossa bela amizade"...
Seja sincera! Diga que me acha feio e acabe logo com essa lenga lenga.
O problema desse mundo é que há muitas pessoas honestas, mas quase nenhuma sinceridade.