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sexta-feira, 18 de março de 2011

PERDEU iPOD DEPOIS ACHOU. UMA HISTÓRIA PRA BOI DORMIR

Pelo site do UOL recebo a notícia de que uma publicitária (nada mais adequado a uma matéria como esta)perdeu seu iPod e, depois de uma lambança conseguiu encontrá-lo por meio de um aplicativo (uma histórinha da qual qualquer pessoa com um mínimo de bom senso duvidaria).

A matéria contém tanta incoerência que é difícil acreditar que o fato, de fato, aconteceu. Primeiro a sujeita mobilizou uma guarnição de não sei quantos policiais que correram mundo, com a vítima (???) dentro da viatura, para capturar o aparelho perdido. Na boa, a Polícia não tem ocorrências mais graves, em vez de sair atrás de um aparelho perdido (não roubado)?

A vítima (???, de novo) declarou já ter perdido sete outros aparelhos e por isso fez tanto esforço. A Polícia da cidade saiu atrás de um aparelho perdido, cuja dona já perdeu outros sete???? (minha avó dizia que sete é número de mentiroso).

Prefiro acreditar que é uma mentirinha e que a Polícia da 30ª Delegacia não saiu atrás de um aparelho perdido, e não roubado, caso contrário, vou ficar muito aborrecida pela forma como eles estão gastando o meu, o seu, o nosso rico dinheirinho.

Outra coisa que chama atenção: a foto da moçoila, que ilustra a matéria. Parece um anúncio do produto, desculpe. Se for, o UOL compactou com uma barbaridade dessa? Se não foi, o repórter checou todos os buracos da matéria? O banco, a Delegacia de Polícia, entrevistou policiais? Se ainda assim fez tudo isso, o editor que pautou aquela foto não sentiu qualquer semelhança com um anúncio?

Se foi apenas uma ação mercadológica para divulgar o aplicativo do produto, parabéns à agência que criou essa aberração. Se o UOL compactou com essa ação, aí sim, a coisa fica muito mais feia. Misturar espaço editorial, coim jeito de editorial e no lugar de editorial com uma ação subliminar pra divulgar um produto é o fim dos tempos. Desculpe, mas vou achar que todas as notícias do UOL, FSP terão uma intenção subliminar, alheia ao compromisso de apenas "informar" seu leitor.

Se não compactou, mas engoliu a historinha porque a pauta é moderninha, vou repensar a minha assinatura.

O fato é que, cada vez mais, as empresas, através de seus comunicólogos, estão buscando formatos diferenciados para expor a qualidade de seus produtos. Acho legítimo. Daí a toda uma cadeia de profissdionais serem envolvidos ou cairem de maduro numa história tão inconsistente, é preocupante. O leitor foi tratado como bobo, no mínimo.

Se de fato trata-se de uma ação mercadológica para divulgar o aplicativo, a Apple assinou embaixo de uma atitude tão rasteira? Ok, ok.... as empresas precisam verder blá, blá, blá...Agora, se tudo aquilo for verdade, definitivamente o jornalismo já era.

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