Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

LIÇÃO DE GESTÃO DE CRISE VINDA DO VATICANO

A primeira grande crise institucional do ano, em nivel mundial, vem diretamente do Vaticano. A imprevisibilidade do fato movimentou a mídia de todos os países. Cada notícia publicada sobre o tema deixava mais evidente como o Clero está muito bem preparado para enfrentar crises institucionais.

Em poucas horas um discurso único começou a se espalhar mundo afora, mostrando um alinhamento perfeito da estratégia. As palavras de ordem eram coragem e humildade  para definir a atitude do Papa.
Há elementos suficientes para ilações de toda sorte, mas poucos veículos de comunicação se atreveram a analisar a questão friamente. A mídia e os teólogos chamados às pressas para tentarem explicar o que é publicamente inexplicável cumpriram exatamente o roteiro que o Vaticano pretendia: idade avançada, cansaço, coragem e humildade para justificar a renúncia.

Por enquanto, deu certo. E provavelmente será esse discurso mesmo que vai habitar os livros de história. Há dois fatores que balizam o sucesso da operação: o primeiro é a aura de mistério, misticismo e respeito que ronda o Vaticano (privilégio que poucas organizações podem contar, sejam elas públicas ou privadas). O segundo foi o discurso articulado, ponderado e convincente proclamado por qualquer representante da Igreja, repetido à exaustação, com as mesmas palavras-chave.
 
 

Nenhum comentário: