Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dona Irany Lopes gostou da brincadeira de aparecer

Nos dois posts anteriores comento a campanha da HOPE, que coloca homens e mulheres como idiotas (ela como a oportunista e ele como o babaca que paga a conta, em troca do lindo corpitcho). Mas reforço que a discussão foi distorcida por conta da entrada do governo, que pediu a suspensão da campanha (Min Irany Lopes, Secretaria de Políticas para Mulheres).

A repercussão foi tão grande, que até quem nunca tinha ouvido falar no tal ministério, acabou descobrindo a sua existência. Por conta disso, a ministra viu na censura a oportunidade de dar visibilidade à pasta e já providenciou outro pitaco: agora ela mirou sua metralhadora midiática para a novela das 21hs. da TV Globo e o quadro Metro, do Zorra Total (ambos TV Globo).

Pergunta que não quer calar: só a TV Globo faz programas ruins? Ou a ministra só assiste a TV Globo? Ou então porque a TV Globo é o alvo mais fácil? Ou as três coisas?

A estratégia é apenas mais do mesmo, coisa que a gente cansou de ver: já que não consegue tirar do papel e dos discursos políticas eficazes para mulheres, então o jeito é criar um factóide toda semana para aparecer (francamente, cá entre nós, eu prefiro políticas para seres humanos, cidadãos, porque esse ministério abre brechas para o ministério dos gays, lésbicas e simpatizantes, dos abandonados, dos que gostam de roupas verdes, dos que preferem passear de charrete etc. E, no fim, acabam virando apenas cabides de empregos pra gente desqualificada -- que assiste muita TV, por exemplo).

Mas voltando à pretensão de censura, essa atitude da ministra mostra que a incompetência não tem limite. Na impossibilidade de criar políticas para mulheres, então vai se chamando a atenção, criando factóides na mídia para se fazer presente. Isso nos ouvidos dos integrantes mais radicais do PT soa como música boa. É um perigo. Mil vezes a Gisele Bundchen convidando à prostituição e chamando homens de otários do que pedir a benção de uma ministra como Dona Irany cada vez que tivermos um programa no ar. Deus nos livre dá má hora.

P.S. 1- A ministra desmente o pedido de suspensão do quadro do Zorra Total, e esclarece que a sub-cretária redigiu uma nota de apoio ao Sindicato dos Metroviários, quem, por sua vez, pede a suspensão. Mas ela salienta que apoia o debate, e que questões como assédio sexual devem ser debatidas pela sociedade. Bem, se a ministra precisa de programa de televisão para levantar um debate social, é sinal de que a coisa realmente, é muito pior do parece ser.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí. Você acertou em cheio. Se para segmento da sociedade, o governo ( não interessa se o do PT, do PSDB ou do "raio que o parta")criar um ministério em breve teremos mais de 100 e só multiplicando factóides para que a população saiba da sua existência. E de-lhe cargos e mais cargos e a gente paga a conta.

cremilda disse...

Sil, que saudade sinto de você
86187753
cremilda