Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

COMO SE SAIR BEM DIANTE DE UMA CRISE

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, viu sua popularidade aumentar desde as primeiras horas pós-soterramentos de 33 trabalhadores em mina, em San José.

O presidente agiu, desde o princípio, pautado por uma estratégia firme, como definiu seu porta voz, Ena von Baer: "Decisão, convicção, rapidez, urgência e bons resultados, acompanhados, neste caso, da mão de Deus".

Piñera tomou para si as providências mais urgentes: foi ao local do acidente, se aproximou dos familiares, passando por cima de dramas pessoais (foi à mina exatamente no dia da morte do sogro). Impossível não traçar um paralelo com o ex-presidente da BP, que no olho do furacão,quando jorrava petróleo mar a dentro de uma plataforma de sua empresa, ele disse, sem cerimônia, que só queria a sua vida de volta. Dois pesos, duas medidas. Caiu o presidente da BP, levantou-se o presidente do Chile, que até então não estava bem na foto.

Várias pesquisas já estão circulando sobre o fato e o resultado mais emblemático que fica é que 76% dos entrevistados destacaram o seu caráter "ativo e energético" e sua capacidade de se relacionar com a população.

Simples assim: ele assumiu o seu papel, apesar das circunstâncias. Comunicação, portanto, pode ser tudo ou nada.

Nenhum comentário: