Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CRISE NO RJ EXPÕE PARA O MUNDO NEGLIGÊNCIA BRASILEIRA

Que muitas empresas ainda relutem e demorem em implantar mecanismos de prevenção e gestão de crise, vá lá. Mas governos é inaceitável. Seja municipal, estadual ou federal. A tragédia no Rio de Janeiro mostra esses poderes estão absoluta e totalmente despreparados, mal assistidos e beiram a negligência.

O ministro Mercadante veio a público informar que em quatro anos, sim, caros leitores, em quatro anos, teremos um sistema de alarme de catástrofes. Em contrapartida, o prefeito de um município minúsculo da Serra no RJ conseguiu salvar 100% da população da cidade apenas com um serviço de auto-falante emitido de um carro em condições mais que precárias. A assessoria de Mercadante esqueceu de lhe buzinar na orelha que as chuvas de verão acontecem.....todo verão.

O governador do Estado, que adora posar de papagaio de pirata de políticos mais graduados (leia-se presidentes), mostra que não tem o menor preparo para crises dessa (nem de outras) natureza. Disse, por exemplo, que não é hora de críticas. Ah! então tá. É hora de críticas, sim, e é hora também de começar a absorvê-las. Cabral passou quatro anos fazendo gracinhas com o governo federal e agora não quer críticas? Os governantes, executivos e afins têm de começar a entender que a crítica é parte do processo democrático, ajuda a sanear, quando ouvidas com certa humildade. ele não foi eleito para ser aplaudido.

Não duvido se o número de mortos estiver sendo maquiado e sub-avaliado. Uma reportagem na TV, ontem, informava que um bairro inteiro, cuja população era estimada em 6.000 pessoas, foi totalmente dizimado.

Evidentemente, dezenas, talvez centenas ou milhares de pessoas ainda estejam debaixo da lama. Com tudo isto, o hospital de campanha só foi instalado quase uma semana depois da tragédia. Apenas ontem, mais de uma semana depois, o governo federal enviou 500 militares para apoio da operação.

Não são à toa as críticas que o País vem recebendo da comunidade internacional pela total falta de planejamento na área de prevenção e atuação nas crises. Sergio Cabral, que adora falar asneiras, deveria aproveitar esses próximos quatro anos de governo e....governar. Quanto aos outros poderes, que façam o mesmo, porque os últimos oito anos foram semelhantes a uma fanfarra de interior, alimentada por um megalomaníaco.

Nenhum comentário: