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quarta-feira, 19 de maio de 2010

ANTES ERA TÃO SIMPLES.....

É fato comprovado que a maioria esmagadora das crises institucionais nas empresas é provocada por equívocos na comunicação. Também é fato que é muito mais fácil prevenir do que enfrentar uma bomba sobre a imagem de uma marca – consertá-la ou minimizar os estragos demanda tempo, muito dinheiro e uma energia à qual os executivos brasileiros não estão acostumados.

Então, por que é tão difícil prevenir? Não é difícil, mas sim uma questão cultural dos processos de gestão no Brasil. As Companhias gastam milhões em campanhas publicitárias dirigidas aos seus consumidores finais, mas seu consumidor interno está jogado às traças há anos. Desmotivado, mal informado, mal treinado, mudo, mas não surdo e tampouco cego.

Qualquer processo de gestão mercadológica tem que começar, necessariamente, pelo olhar interno. A pergunta é simples, rápida e eficaz: como anda a moral da tropa?

Tudo começa por aqui: se você não consegue vender os valores da sua marca para o seu público interno, dificilmente conseguirá convencer seu consumidor final.

Mas é bom lembrar que o avanço tecnológico trouxe uma demanda abissal para os profissionais de comunicação. No escopo de trabalho, deve-se contemplar como anda sua interlocução com os investidores, com a comunidade financeira, com a comunidade no entorno da sua empresa, com as entidades que cuidam dos interesses do setor, com o governo, com a imprensa.... Vixeeeee!!! Antes era tão simples! Mãos à obra.

Um comentário:

elenice Mori disse...

Sil,muitos parabens!
Pela iniciativa, pois estamos precisando de vida inteligente neste mundo de marketing corporativo
Pelo texto, você escreve deliciosamente bem
Pela estrutura e customização do blog. Porque esta é a minha praia atualmente e ficou otimo
Enfim, parabens parabens e até seu proximo post