Sala de Guerra – que meda!!!!
Um acidente de trabalho nas dependências de uma indústria é uma crise; uma oferta hostil (take-over) também deflagra uma crise; a morte de um hóspede num hotel de luxo, idem. E por aí vai o mercado coalhado de exemplos que o mundo corporativo tem nos ofertado.
Como as empresas têm enfrentado esses obstáculos? O método determina o sucesso? Claro que sim. Nem precisamos recorrer ao tempo e trazer à tona o caso dos placebos de anticoncepcionais.
Método é a única saída, ou a menos pior. Agir no impulso é suicídio. É preciso organização, disciplina e informação no gerenciamento de crises de qualquer dimensão.
Todos os detalhes devem ser minuciosamente considerados. Da eleição do líder, que vai encabeçar todo processo, à montagem da “sala de guerra”, ou war-room, como preferem os mais chic.
Algumas dicas importantes:
1- A sala de guerra deve ser devidamente equipada para atender todas as necessidades de uma equipe multidisciplinar;
2- O líder do grupo deve ser consenso;
3- O número de pessoas que participam da sala de guerra deve ser limitado; quanto maior, mais chance de dispersão;
4- A palavra do consultor, seja da área jurídica ou de comunicação, deve ser respeitada como a de qualquer outro membro da equipe;
5- Cada membro do grupo deve contribuir com informações relevantes para a reconstrução do caso – origem da crise;
6- Todas as informações disponíveis devem ser tratadas pela equipe com transparência e a dose certa de distanciamento;
7- Os elementos geradores da crise e as possíveis soluções devem ser discutidos à exaustão.
8- Ir à público – condição sine-qua-non – apenas quando as questões fundamentais estiverem esclarecidas.
9- Treinamento, treinamento, treinamento.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(56)
-
▼
maio
(14)
- A BRIGA DO PONTUAL COM O COMUNIQUE-SE
- EXECUTIVOS RECORREM AO TEATRO
- REPUTAÇÃO: PEÇA CHAVE PARA O SUCESSO EMPRESARIAL
- A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS CHEGA AO CÚMULO
- A PATRULHA ESTÁ EM TODA PARTE - MELHOR PREVENIR
- PRESTENÇÃO, GENTE!!
- ALINHAMENTO? PRA QUÊ?
- BRANDING & RP - ASPECTOS TEÓRICOS E RESULTADOS TAN...
- Artigo esclarece profissão pouco assimilada pelo m...
- FUTEBOL "MULEKE" É NA VÁRZEA -- TALENTO NÃO É TUDO
- ASSESSORIA DE IMPRENSA É VIA DE MÃO DUPLA -- USE C...
- CRISE?
- GERAÇÃO Y
- ANTES ERA TÃO SIMPLES.....
-
▼
maio
(14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário