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terça-feira, 1 de março de 2011

COMO DESPERDIÇAR A VERBA PUBLICITÁRIA DO PATRÃO

Certa vez um cliente da área de infraestrutura estava modernizando a sua marca e uma empresa “especializada” se encarregou das mudanças gráficas, a começar pelo logotipo. Num determinado momento o diretor que cuidava da área me chamou, perguntando o que eu achava da proposta entregue pelo “especialista”, pouco antes.

O desenho era bonitinho, mas muito mais apropriado a uma escola infantil. Evidentemente, como consultora, eu disse isso a ele. Aquele desenho nada tinha a ver com a vocação, os valores e a percepção daquela empresa. Ou seja, a imagem não tinha relação com o produto , tampouco com a atividade fim da empresa. Com certeza, os clientes, consumidores e stakeholders de modo geral dificilmente a reconheceriam naquela ilustração.

Lembrei-me desse fato quando li, há pouco, que a cerveja Devassa, da Schincariol, contratou a cantora Sandy como musa do camarote da marca. Confesso que fazia muito tempo que eu não via tanta miopia no marketing de uma marca quanto esta.

A notícia remeteu meu raciocínio diretamente para um filme mal dublado, quando a voz não casa com os movimentos da boca.
Sandy se preparou desde o berço para ter cara, jeito, voz e sorriso de santa. De tão santa ficou com expressão plastificada, engessada e insossa. Um estereótipo que chega a esconder o talento da moça, que até canta direitinho. A diferença é que agora ela está.... loira, para encarnar a personagem.

Sandy x Devassa soa mais falso do que uma nota de três reais. Muito provavelmente o anunciante quis provocar o contraditório, ou fazer uma gracinha com a verba do patrão.

Muitos dirão: ah!, mas funcionou, senão você não estaria aqui falando da marca. Sim, esse é um traço da comunicação da Schincariol, desde que lançou a Nova Schin: eles acham que espaço editorial é propaganda, mesmo quando negativo. Pelo jeito falta muito chão para que a Cervejaria se perceba efetivamente como marca ou, pelo menos, que trate seus produtos com mais seriedade. Isso é o que eu chamo de jogar dinheiro fora.

As reações no twitter foram rápidas: Só duas, pra ilustrar:
- Depois da cerveja sem álcool vem a Devassa, a cerveja sem sal;

- Agora que a Sandy é garota propaganda da Devassa vão chamar a Bruna Surfistinha pra fazer comercial de OB mini

2 comentários:

Consuelo Recaman disse...

Silvana, muito bons seu texto e o tema selecionado.
Como pesquisadora me defrontei inúmeras vezes com situações similares: iam pra pré teste peças de comunicação inadequadas e, entre as piores uma acabava sendo selecionada. Os elementos de verdadeira construção planejada de uma identidade da marca poucas vezes são considerados/ investigados/ conhecidos dos formuladores de propostas como essa. Este da cerveja é triste. Cerveja nenhuma está associada a uma "boa moça" e sim a situações de muita descontração, como no carnaval. Muito mais a homens que a mulheres. Etc. E a equipe de marketing da Sandy parece ter perdido o foco totalmente. Isto trata de duas DESCONSTRUÇÕES de imagem de marca. Identidade da marca? Acho que o pessoal nunca ouviu falar disso. Deveriam utilizar melhor uma ferramenta que ajuda muito: pesquisa de mercado focando imagem de marca.

Silvana Destro disse...

Consuelo, que bom que o texto teve eco. A sua mensagem fecha a ideia com chave de outro. Obrigada pela visita e a contribuição
abs
sil