A internet é só uma ferramenta; para que ela funcione a seu favor, é preciso ter gente por trás da tela para ralizar as tarefas. Email-mkt, por exemplo. Tremenda ferramenta que substitituiu quase que totalmente as cansativas malas-diretas de papel. Porém, cumprindo um código de ética e legal, as empresas sérias estampam um link onde o internauta pode escolher NAO receber novamente informações sobre aquela empresa, produtos ou serviços que se utilizam da telinha do computador.
Pois bem, a Editora Abril, por exemplo, mantém o cube do assinante e em nome dele dispara dentenas de email-mkt todos os dias, promovendo suas publicações e outros produtos.
Por conta de ter comprado, pago e não recebido uma coleção de CDs, cujo investimento só tive de volta depois de reclamar no procom, pedi o cancelamento das malas-diretas via email-mkt, através do serviço indicado no próprio material. Fiz isso dezenas de vezes e.... nada. Contnuava recebendo.
A única conclusão possível é a de que não há um profissional responsável que, de posse das respostas do email-mkt, processe a informação e finalmente cancele aquele material. Mesmo pedindo reiteradamente, continuava recebendo as tais malas-diretas eletrônicas.
A impressão que eu tinha dos serviços da Eitora Abril, que já era ruim, ficou pior. Passei a desejar menos ainda aqueles email-mkt, pelos quais eu nunca autorizei o envio à minha caia postal eletrônica. Resolvi o problema registrando uma reclamação no site www.reclameaqui.com.br. Eles remetem a reclamaçao à empresa, cobrando solução. Inclusive fornecem, atualmete, link para as redes sociais mais populares, como canais para disseminar a sua reclamação. Deu certo.
Mas precisava desse esforço todo? Será que uma estrutura como a da Ed Abril não tem ninguém qualificado para colher respostas dos email-mkt? Que tem, tem; só não seis se são qualificados. Pelo menos não cumprem o que prometem.
A dica de hoje é a seguinte: cumpra as promessas que faz ao seu consumidor. Ponha gente para trabalhar nessa estrutura. Gente que pensa, que executa. Caso contrário, seu produto pode até melhorar, mas a imagem já foi pro espaço.
terça-feira, 15 de junho de 2010
NÃO PROMETA AO CONSUMIDOR O QUE NÃO VAI REALIZAR. A VÍTIMA PODE SER A SUA MARCA
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